quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Primeiro Bolo!

A máquina do tempo hoje vai levar-nos apenas alguns meses para o passado :) 

Mais uma vez venho mostrar um bolo que fiz, e que é especial por dois motivos: 1 - Foi o meu primeiro bolo de fondant, 2 - Porque foi o MEU bolo de aniversário :)

Como expliquei numa das minhas primeiras mensagens, tenho intolerância ao glúten... sendo assim não posso ingerir nada que contenha trigo, cevada, centeio e aveia, nem os seus derivados... no início foi uma espécie de pânico e eu só pensava: "O que vou eu comer agora??"! Mas com o tempo veio a capacidade de me adaptar e hoje posso dizer que me privo mais por preguiça de fazer determinadas coisas em casa :) Felizmente já existe muitos produtos (pelo menos comparando com uns 10 anos atrás) e consigo fazer a minha vida normal :) Mas... e este mas é de grande importância... havia uma coisa que me estava a doer o coração... que era o meu bolo de aniversário! Todos os anos eu comprava bolo de "massapan"... era a única coisa certa no meu dia de anos... o dito bolo com a dita cobertura que eu tanto gostava! E com a intolerância lá veio a "proibição" de comer bolos (de pastelaria, claro)... tive que resolver a situação: "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé"... não é o que se costuma dizer? Assim, comprei fondant (que descobri que gosto bastante mais do que massapan), ingredientes sem glúten, forma e alguns cortadores e fui "à descoberta"! O resultado final foi um bolo que eu pude comer sem consequências, com cobertura de açúcar que eu tanto gostava e sem ter que abdicar do que eu mais gostava no meu dia de anos! 

E voilá!  

Butterfly Cake

Butterfly Cake

Butterfly Cake

Butterfly Cake

Butterfly Cake

Butterfly Cake

Um bolo simples, que estava muitíssimo bom! E que claro! Satisfez por completo a minha vontade por bolos de aniversário! ;)

Espero que tenham gostado!

Saudações biológicas!

4 comentários:

  1. Olá,

    Bem está muito bonito sim senhor e fico contente que tenhas encontrado uma solução para esse teu problema.

    Deixa-me confessar-te que já fiz (enchi) tapetes de Arraiolos e este bolo mais parece um tapete que um bolo, que delicia os pormenores ;)

    Parabéns e bjs :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha!

      Muito obrigada! Sim, encontrei uma solução e faço uso dela assim que posso ;)

      Obrigada pelo teu comentário... eu gosto de pôr pormenores nos bolos... faz com que as pessoas estejam sempre a encontrar coisas novas quando o estão a cortar ou simplesmente a olhar :) Mas fico contente em saber que o meu propósito estar a ser cumprido :)

      O que mais gostei de fazer em todo o bolo foram as rosas :) pétala por pétala :) Foi algo que me relaxou bastante! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ois,

      Faço ideia o trabalho, mas que corre por gosto não cansa :D

      O problema é mesmo abrir-se o bolo, faço ideia, mas pronto o objetivo era mesmo esse comer um doce :)

      Bjs e continua

      Eliminar
    3. Olá Fiacha,

      Sim, é verdade! Quem corre por gosto não cansa! Quer dizer... cansamos mas gostamos à mesma lol ;)

      A minha avó não queria abrir o bolo dela! Eu é que a tive que convencer que não tinha estado tanto tempo na cozinha para ficarmos depois só a olhar para o bolo! Que se assim fosse tinha feito uma escultura em massa de moldar lol ;)

      Mas pronto... comeu-se e é o que interessa ;)

      Continuo pois :) E vou colocando por aqui o que vou fazendo :)

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar